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EAD DinsmoreCompass

Formação em Gerenciamento de Projetos

R$3.190,00

Curso presencial que desenvolve competências técnicas e comportamentais necessárias para o gerenciamento de projetos aplicando as melhores práticas previstas nos padrões do PMI.

Investimento:

– Em 6 vezes sem juros de R$531,66

RIO DE JANEIRO: 

22/01/2019 a 09/04/2019 (Terças e Quintas)

13/03/2019 a 01/06/2019 (Sábados)

06/08/2019 a 15/10/2019 (Terças e Quintas)

14/09/2019 a 02/12/2019 (Sábados)

Categoria Tag:

Descrição

Curso presencial que desenvolve competências técnicas e comportamentais necessárias para o gerenciamento de projetos. Aplica as melhores práticas previstas nos padrões do PMI (Project Management Institute – principal referência em gerenciamento de projetos). No curso, os conceitos fundamentais do gerenciamento de projetos são apresentados, analisados e aplicados na realização de dois projetos: o primeiro para atender a uma solicitação, em forma de uma situação-problema, e o segundo de livre escolha dos participantes. As competências de liderança, comunicação e negociação em projetos são desenvolvidas por meio de dinâmicas de grupo. Nas aplicações práticas são utilizados modelos de documentos de projetos e os softwares específicos para o gerenciamento de projetos: WBS Chart Pro® e Microsoft Project®.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Conceito de Projeto e de Gerenciamento de Projetos
Projetos e Estratégia
Objetivos do Projeto
Projetos como atividades probabilísticas
Plano, Desvio, Monitoramento e Controle
Driver do Projeto (Prioridade estratégica)
Referências para o Gerenciamento de Projetos
Padrões do PMI (Project Management Institute – Guia PMBOK®, Standards for Scheduling, Risk etc.)
Padrão do IPMA (International Project Management Association – Competence Baseline (ICB®)
PRINCE2 – PRojects IN a Controlled Environment, version 2
Métodos Ágeis (Scrum e outras Metodologias e Técnicas Ágeis)
O modelo de gerenciamento do Guia PMBOK®
Conceito de “Melhor Prática” (Best Practice) – relação com o conceito de melhoria contínua.
Diferenças entre um referencial genérico de melhores práticas (Guia PMBOK®) e metodologias de gerenciamento de projetos (conceito de metodologia de gerenciamento de projetos)
O gerenciamento de projetos por meio de processos, preconizado pelo Guia PMBOK®
Os 5 Grupos de Processos previstos no Guia PMBOK® para o gerenciamento de projetos – Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento
Dinâmica cíclica dos processos durante o projeto – são realizados várias vezes ao longo do projeto
Planejamento em Ondas Sucessivas – Rolling Wave Planning
Áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos
Principais papéis em um projeto – Cliente, Patrocinador e Gerente do Projeto
Métodos Ágeis
Origem dos Métodos Ágeis – Manifesto Ágil – Scrum
Modelo Ágil para o Gerenciamento de Projetos
Principais papéis nos métodos ágeis: Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento
Paralelo entre modelo do Guia PMBOK e os Métodos Ágeis
Condições para a aplicação dos Métodos Ágeis

INICIAÇÃO DO PROJETO

Abertura e Entendimento do Projeto
Descrição, Justificativa, Objetivos
Produto do projeto
Premissas e restrições
Estimativas iniciais de prazo e custo do projeto
Identificação e Análise das Partes Interessadas (Stakeholders) do projeto

PLANEJAMENTO DO PROJETO

Planejamento como processo de elaboração progressiva e não como fase única
Requisitos do projeto
Processo de coleta dos requisitos
Requisitos como insumo do processo de definição do escopo
Documentação dos requisitos
Definição do Escopo (Especificação do Escopo do Projeto)
Estrutura Analítica do Projeto (EAP – WBS – Work Breakdown Structure)
Cronograma do Projeto
Definição das atividades
Sequenciamento das atividades (Diagrama de rede de atividades)
Estimativa de recursos das atividades
Estimativa de durações das atividades (Estimativas análoga, paramétrica, 3 pontos e análise PERT)
Método do Caminho Crítico (CPM)
Gráfico de Gantt
Conceito de Modelo de Cronograma Dinâmico – Dynamic Schedule
Custos do projeto
Custos de trabalho e de materiais
Orçamento do projeto
Curva “S” dos custos do projeto
Definição dos parâmetros da qualidade – critérios de aceitação
Gerenciamento dos Recursos Humanos do Projeto (Equipe do projeto)
Liderança em Projetos
Conceito de Liderança
Estilos de Liderança
Liderança em Projetos (de acordo com as características de projetos)
Planejamento da Equipe do projeto
Desenvolvimento de Competências de equipes de projetos
Perfis profissionais de projetos e suas competências essenciais
Matriz de Responsabilidades (Matriz RACI)
Processo de delegação no âmbito do projeto
Mobilização da equipe (recrutamento e seleção de profissionais)
Construção da Equipe (Team Building)
Gerenciamento de Conflitos (técnicas de solução de conflitos)
Planejamento da Comunicação e Matriz de Comunicação
Técnicas de Apresentação de Projetos
Planejamento da Apresentação (ambiente, público alvo, recursos etc.)
Recomendações sobre o que não fazer em uma apresentação
Recomendação sobre adequações de linguagem, postura etc.
Gerenciamento dos Riscos – Processos:
Planejar o gerenciamento de riscos
Identificar os riscos
Realizar a análise qualitativa de riscos
Realizar a análise quantitativa de riscos
Planejar as respostas a riscos
Controlar os riscos
Gerenciamento das aquisições do projeto
Planejamento das aquisições necessárias ao projeto
Técnicas de seleção de fornecedores
Alinhamento de interesses com fornecedores (subprojetos)
Técnicas de Negociação em Projetos
Conceito de Negociação
Objetos de Negociação em projetos
Conceito de M.A.A.N.A (Melhor alternativa à negociação de um acordo)
Zona de Acordo Possível (ZAP)
Planejamento da Negociação
Método do Projeto de Negociação de HARVARD (Método da Negociação baseada em Princípios)
Aprovação do Plano do Projeto (Conceito de Linha de base)

EXECUÇÃO, MONITORAMENTO E CONTROLE

Plano do projeto aprovado como referência para os processos de execução, monitoramento e controle
Ciclo de monitoramento e controle.
Dinâmica do monitoramento e controle.
Avaliação do desempenho do projeto (Gerenciamento do Valor Agregado)
Métodos de medição do trabalho realizado
Relatórios de Status do projeto e Ações Corretivas
Controle Integrado de Mudanças – Análise de impacto de mudanças

ENCERRAMENTO DO PROJETO

Entrega do projeto
Lições aprendidas

ATIVIDADES PRÁTICAS

PROJETO BASEADO NA SITUAÇÃO-PROBLEMA (CASE)
Termo de Abertura do Projeto
Análise das Partes Interessadas (Stakeholders)
Documentação dos Requisitos e Escopo
Estrutura Analítica do Projeto (EAP)
Cronograma
Orçamento – Curva “S”
Aprovação do Plano (Linha de Base)
Simulação de registro do avanço físico, análise de desvio e proposta de ação corretiva
Simulação de análise de impacto de solicitação de mudança no projeto
Lições Aprendidas

PROJETO CRIATIVO (ESCOLHIDO PELOS PARTICIPANTES)

Proposta e Termo de Abertura
Doc. dos Requisitos, Escopo e EAP
Cronograma e Orçamento – Curva “S”
Complemento do Plano
Plano e Registro da Qualidade
Matriz de Responsabilidades
Matriz de Comunicações
Identificação, análise dos Riscos
Apresentação do Plano para Aprovação

RECURSOS DE APRENDIZAGEM

Exposição verbal
Trabalho prático em equipes
Utilização de uma situação-problema com requisitos e informações de um projeto
Uso de softwares especialistas para o gerenciamento de projetos (WBS Chart Pro e MS-Project)
Simulações de situações reais de projeto
Dinâmicas em grupo

METODOLOGIA

Os participantes organizados em equipes, e utilizando um case (situação problema), desenvolvem um plano de projeto passo-a-passo à medida que os conceitos fundamentais do gerenciamento de projetos são apresentados.
Os principais componentes do plano de projeto: registro das partes interessadas (stakeholders), documentação dos requisitos, especificação do escopo, estrutura analítica (EAP – utilizando o software WBS Chart Pro®), cronograma (utilizando o Microsoft Project®), orçamento, etc., são desenvolvidos em sala de aula.
Cada equipe apresenta seu plano para aprovação com base nos parâmetros de sucesso e restrições estabelecidos no enunciado case.
Além deste projeto baseado no case (situação-problema), que serve de linha mestra para o curso, os participantes desenvolverão projetos de sua livre escolha, orientados em sala pelo professor.
Depois de aprovados os planos, são SIMULADOS os processos de execução, monitoramento e controle com situações reais de projeto nas quais o instrutor apresenta o resultado da medição do trabalho até determinada data e solicita às equipes que:
– Registrem o avanço físico no cronograma (MS-Project);
– Determinem o status do projeto por meio de indicadores de desempenho (ger. do valor agregado – EVM);
– Proponham ações corretivas para o desvio (que serão analisadas e aprovadas).
Em seguida, o instrutor apresenta uma solicitação de mudança de escopo e pedirá aos participantes que:
– Avaliem e quantifiquem os impactos da mudança no projeto;
– Proponham medidas de mitigação destes impactos.
Por fim, é simulada uma reunião de avaliação final do projeto com a verificação do desempenho de cada equipe sob o ponto de vista do cumprimento do fator crítico de sucesso do projeto indicado no documento da situação-problema.
As competências comportamentais, (soft skills) tais como: liderança, comunicação interpessoal, gestão das partes interessadas (stakeholders) e negociação, são desenvolvidas, ao longo do curso, utilizando situações postas pelo case (situação-problema) por meio de dinâmicas específicas.
Os conceitos fundamentais e melhores práticas de Gerenciamento de Projetos segundo o Guia PMBOK®, 2013.
Cada conjunto de conceitos é apresentado é seguido da prática nos projetos.

CONCEITOS à APLICAÇÃO 1 [Projeto Case] + [Projeto Criativo]

Depois de realizada pelos participantes, cada aplicação é analisada pelo professor com a turma.
Para o desenvolvimento dos projetos em sala, cada equipe contará com um computador com os softwares:
– Microsoft Office (Excel e PowerPoint)
– WBS Chart Pro (para a Estrutura Analítica do Projeto – EAP)
– Microsoft Project (para Cronograma, Orçamento e acompanhamento do Projeto)
Os participantes receberão as orientações necessárias antes do uso dos softwares especializados
(não há necessidade de conhecimento nem experiência prévia)

MATERIAL DIDÁTICO

Livro texto do curso com Conceitos e Guia Prático (376 páginas).
O livro texto está dividido em duas partes: uma que apresenta, analisa e explica os conceitos do gerenciamento de projetos e outra que contém um guia de orientação para aplicação prática dos conceitos, o “Guia Prático”.
A segunda parte do livro, o “Guia Prático”, propõe-se a demonstrar como os conceitos apresentados e analisados na primeira parte podem ser aplicados em situações reais do trabalho com projetos. Para essa demonstração é utilizada uma situação-problema com um caso de pedido de um projeto-exemplo – um projeto de realização de um treinamento de novos profissionais que serão contratados por uma empresa fictícia.
O Guia Prático segue um modelo de passo a passo com as chamadas “Aplicações”. As 13 aplicações apresentadas são orientações de “como se faz na prática” que traduzem anos de experiência da equipe de profissionais da DC-DINSMORECOMPASS.
No Guia Prático são utilizados modelos (templates) de documentos de projetos para ilustrar como estes podem ser preenchidos em projetos reais.
Apesar de não ser um manual de software, além da orientação para a documentação do projeto, o Guia Prático demonstra como utilizar o Microsoft Project® para configurar e atualizar o cronograma e o orçamento do projeto.livro GPA
– Case – Situação-Problema com requisitos, informações sobre fornecedores, recursos, equipe, parâmetros de desempenho para cálculos de custo e estimativas de
durações das atividades do projeto simulado.
– Modelos (Templates) utilizados para a documentação do projeto simulado.
– Apostilas com os temas:
– Liderança em projetos
– Técnicas de Apresentação em Projetos
– Técnicas de Negociação em projetos

CARGA HORÁRIA: 
80 horas

RIO DE JANEIRO: 
Investimento: 6x sem juros de R$ 531,66

22/01/2019 a 09/04/2019 (Terças e Quintas)

13/03/2019 a 01/06/2019 (Sábados)

06/08/2019 a 15/10/2019 (Terças e Quintas)

14/09/2019 a 02/12/2019 (Sábados)

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